sábado, 28 de agosto de 2010

Trabalhos vencedores do TAL: A Escola de Hoje

A ESCOLA DE HOJE

Meus amigos e colegas
Ouçam o que eu vou dizer
Vou falar sobre a escola
Onde nasce o saber
O lugar que desde cedo
Entramos pra aprender

Muitos nem conseguem vaga
Nessa imensa nação
Não conseguem estudar
Pra ter uma profissão
Então nós que conseguimos
Vamos dar valor então!

A escola vai mudando
Eu digo nessa cordel
O quadro negro de giz
Virou branco com pincel
E veio o computador
Que leva além do céu

Mas nós não vamos pensar
Só no bem material
Pois sempre o ser humano
É nosso bem principal
Quem trabalha na escola
É muito especial

Pois cada um funcionário
Tem se valor e função
Desde nossa merendeira
E quem fica no portão
Quem tá na sala de aula
E também na direção

Principalmente o professor
Que tem o a maior função
De iniciar a gente
Com toda dedicação
Sem ele não tem juiz
Nem doutor cirurgião

Pois todo profissional
Antes passa na escola
Presidente e prefeito
E o jogador de bola
Quem não estuda hoje em dia
Acaba pedindo esmola

Professor antigamente
Era muito respeitado
Como se fosse um padre
Ou um tio afastado
Hoje em dia é diferente
Querem bater no coitado
Não sou eu que tô dizendo
Está na televisão
Passou no jornal da Globo
Na Record e no Faustão
Professor dentro de sala
Sofrendo a agressão

Também tá na internet
Está em todo lugar
Violência na escola
Contra quem vai ensinar
E contra os funcionários
Que só vão trabalhar

E isso não acontece
Apenas no nosso terreiro
Acontece em todo estado
Em todo solo brasileiro
Isso vem acontecendo
É já no mundo inteiro

Até armas nas escolas
É possível encontrar
Tem lugar que dá até medo
De ir para estudar
Os alunos devem se unir
E fazer isso parar

Ambiente escolar
Não é para ser tão duro
É para se sentir tranqüilo
Confortável e seguro
Pra gente poder pensar
E lutar pelo futuro

Esse é meu rap com cordel
Do qual também não sou mestre
É a forma de expressão do povo do meu nordeste
Eu junto o jeito dos manos
Com o dos cabras da peste

Nossa língua e ciência
Dentro da escola tá
E termos todas as chances
Para poder avançar
Basta força de vontade
E o sistema ajudar

Não sou nem um bom aluno
E isso sei que é verdade
Vou no meu malabarismo
Pulando de unidade
Cada dia mais me esforço
Pra ter mais sagacidade

Além de dar o saber
Escola é lugar
De fazer muitos amigos
Conviver e aproveitar
Esse tempo de preparo
Para a vida que virá

E pra quem interessar
Os versos eu ofereço
Pela sua paciência
Desde já eu agradeço
Eu vim falar de escola pois nela vivo e conheço.

George José de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário